Evolução do calçado


Evolução do calçado
A partir de 10.000 a.C., pinturas em cavernas na Espanha e Sul da França fazem referências ao calçado. No Egito, foram descobertas pinturas sobre o preparo de couro e de calçado, as sandálias dos nobres egípcios eram feitas de palha, papiro ou fibra de palmeira. O Faraó Tutancâmon usava sandália e sapato de couro com enfeites de ouro.
Na Mesopotâmia, usavam sapatos de couro com tiras amaradas nos pés. Os coturnos eram simbolo de posição social.
Os Gregos lançaram moda, um modelo para o pé direito e outro diferente para o pé esquerdo.
Em Roma, os calçados eram usados por classe social: cônsul sapato branco, senador marrom, amarrados com 4 fitas de couro e bota de cano curto pra as legiões.
Na idade média, homens e mulheres usavam sapatos semelhantes as sapatilhas. Os homens usavam botas cano alto e cano curto, de pele de vaca ou de cabra.
A numeração dos calçados foi padronizada na Inglaterra, pelo rei Eduardo (1272-1307), e foi também onde aconteceu a primeira referência de manufatura, que foi o fornecimento de calçados para o exército, produzida por Thomas Pendleton.
No séc. 19 começou a surgir as máquinas para costurar sapatos, que o tornou mais acessível.
No séc 20 começaram as inovações, com a borracha e outro materiais sintéticos
1- criado em 1930,  2- UK - Terry de Havilland 1970, 3- criado em 1920, 4- USA David Evin, 5- Italy Sergio Rossi, 6- NY  Benjamon Schuarz, 7-Italy André Pister séc XX,  8- France Roger Vivier séc XX, 9-Italy Andre Perugia 1948                                       
.
No Museu dos sapatos existem fotos raras da evolução do calçado:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails